segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Século das luzes

          O Século das Luzes ou iluminismo é um movimento de ideias que teve seu início no século XVII e desenvolveu-se principalmente no século XVIII. Foi uma atitude cultural compartilhada por filósofos, burgueses, reis e rainhas. Onde defendiam um estado constitucional.
           Os filósofos iluministas viam a si mesmos como 'os militantes da luta da razão'.ou seja a luz. Eles lutavam contra 'a tradição cultural e institucional', as trevas.
           Acreditavam que o progresso só seria alcançado pelo homem a partir do uso da razão, segundo os pensadores iluministas. O homem deveria procurar as respostas racionais para as questões que até então só eram respondidas pela fé.
Revolta contra a Igreja e o Estado

         Os iluministas se fundamentavam em três princípios básicos:
- Universalidade;
- Individualidade;
- Autonomia;
         O centro do iluminismo foi a França, onde deu origem á revolução francesa que lutava pelos ideais de Liberdade, igualdade e fraternidade. Também influenciou outros movimentos pelo mundo como a Inconfidência Mineira, no Brasil.
         Os principais filósofos iluministas foram : John Locke (1632-1704); Voltaire (1694-1778) ; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778); Montesquieu (1689-1755); Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond D' Alembert (1717-1783).
        Locke acreditava que o homem adquiria conhecimento através do tempo com o empirismo. Voltaire defendia a liberdade do pensamento e criticava a intolerância religiosa. Rousseau defendia a ideia de igualdade e de um estado mais justo para todos. Montesquieu queria a divisão do poder político em legislativo, executivo e judiciário. Diderot e D' Alembert criaram uma espécie de enciclopédia para reunir os conhecimentos e pensamentos filosóficos desta época.
Jean Le Rond D' Alembert
John Locke

Denis Diderot


Voltaire


Jean- Jacques Rousseau
Montesquieu